O Liceu Literário Português foi fundado em 10 de setembro de 1868 por um grupo de portugueses, à frente dos quais estava o Conde de Alto Mearim, com a finalidade de difundir a cultura e promover o ensino e a instrução, principalmente junto aos portugueses mais jovens que chegavam ao Brasil com conhecimentos limitados e ainda sem uma profissão definida. Era a época dos Liceus de Artes e Ofícios. Além dos cursos do 1º e do 2º grau, ainda no século XIX, o Liceu também ministrou cursos de Astronomia e Arte Náutica, valendo registrar, por curiosidade, que o Imperador D. Pedro II chegou a freqüentar algumas aulas desses cursos.
O Liceu funcionou inicialmente na sede instalada na Rua da Saúde, hoje denominada Travessa do Liceu, tendo em 1915, sob a presidência de Faustino de Sá e Gama, adquirido nova sede na Rua Senador Dantas, que foi destruída por um incêndio em 1932. É, então, que se inicia no mesmo terreno a construção do edifício atual, com nove andares, inaugurado em 1938, sob a presidência do Comendador José Raínho da Silva Carneiro, que foi o grande responsável pelo empreendimento.
O Liceu Literário Português é uma instituição sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, reconhecida como de utilidade pública, e, hoje, seus objetivos principais são:
- a) promover e manter o ensino e a pesquisa da Língua Portuguesa, através de cursos, palestras, conferências, edições de livros didáticos, apostilas, etc.
- b) desenvolver projetos culturais, científicos,técnicos e artísticos, sobretudo os relacionados com a lusofonia;
- c) colaborar no intercâmbio universitário e acadêmico entre os países de Língua Portuguesa;
- d) criar e manter cursos universitários ou de pós-graduação, especializados em Língua Portuguesa e História Luso-Brasileira;
- e) manter o Centro de Estudos Luso-Brasileiros, que integra as seguintes unidades:
- 1) Instituto de Língua Portuguesa;
- 2) Instituto Luso-Brasileiro de História;
- 3) Instituto de Estudos Portugueses Afrânio Peixoto;
- 4) Instituto Luso-Brasileiro de Folclore.
- f) editar periodicamente a revista “Confluência” voltada essencialmente para temas linguísticos.
O curso de pós-graduação lato sensu em Língua Portuguesa, mantido pelo Liceu, é reconhecido pelo Ministério da Educação e ministrado sob a orientação e direção pedagógica de vários especialistas e mestres universitários.
A sede do Liceu está localizada na Rua Senador Dantas, 118 –Centro – Rio de Janeiro, e as atividades docentes são realizadas no Centro Cultural inaugurado em 13 de dezembro de 2007, situado na Rua Pereira da Silva, 322 – Laranjeiras – Rio de Janeiro.