Submissões


Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Confluência?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas para submissão de artigos e resenhas
A revista Confluência aceita textos originais em fluxo contínuo, escritos em português, inglês, espanhol ou francês, sob forma de artigos inéditos e resenhas na área dos estudos linguísticos, com ênfase na língua portuguesa. Na hipótese de coautoria, um dos coautores deverá ter o título de doutor, o qual figurará em primeiro lugar no texto e no sumário. Excepcionalmente, sob autorização do Conselho Editorial, aceita-se contribuição de autor sem a titulação exigida. As propostas serão submetidas a parecer de dois membros da Comissão Editorial ou a dois pareceristas ad hoc. Na hipótese de conflito de opinião entre os pareceristas, providenciar-se-á um terceiro parecer exarado por membro do Conselho Editorial. Os textos não deverão exceder 25 páginas, no caso de artigos, e 8 páginas, no caso de resenhas. Só se aceitam resenhas de obra completa: livros, coleções, dicionários, teses, número integral de periódico etc. As propostas devem ser apresentadas em arquivo com extensão doc, em fonte Times New Roman corpo 12 normal.
As páginas devem ser configuradas em papel A4, parágrafo justificado com recuo de 1 cm na primeira linha, espaço simples
entre linhas e entre parágrafos, margens de 3 cm, sem numeração de páginas. Deve ser utilizado o programa Word for
Windows. A submissão deverá ser feita rigorosamente dentro dos prazos estipulados.
1. Elementos pré-textuais.
1.1. Título e subtítulo, na língua original e em inglês, na primeira linha, centralizados, em letras maiúsculas, fonte Times New Roman, corpo 12.
1.2. Resumo na quarta linha abaixo do título. Deve-se escrever a palavra RESUMO com letras maiúsculas seguida de dois pontos. O texto do resumo deve situar-se na linha abaixo em parágrafo único, com cerca de 150 palavras em espaço simples, justificado, em fonte Times New Roman corpo 10.
1.3. Palavras-chave em número de três a cinco, duas linhas abaixo do resumo. Deve-se escrever PALAVRAS-CHAVE com letras maiúsculas seguida de dois pontos, fonte Times New Roman, corpo 10.
1.4. ABSTRACT e KEYWORDS escritos de acordo com as mesmas normas do resumo e das palavras-chave.
2. Elementos textuais.
2.1. Fonte Times New Roman, corpo 12, alinhamento justificado ao longo de todo o texto.
2.2. Espaçamento simples entre linhas e parágrafos, duplo entre partes do texto (tabelas, ilustrações, citações em destaque, seções etc.)
2.3. Parágrafos com recuo de 1cm na primeira linha.
2.4. As citações até três linhas ficam entre aspas duplas. As citações com mais de três linhas seguem em destaque na seguinte formatação: fonte Times New Roman, corpo 10, espaço simples, com recuo de 2,5cm. As referências deverão ser indicadas entre parênteses, como no exemplo (BECHARA, 1999, p. 45).
2.5. As notas de rodapé devem ser escritas em fonte Times New Roman, corpo 10, com alinhamento justificado e espaço simples.
2.6. Os títulos e subtítulos devem seguir numeração em algarismos arábicos, sem recuo de parágrafo, no sistema sequencial em níveis (1.1, 1.1.1, 1.2, 1.2.1 etc.), escritos em negrito no primeiro nível e sem negrito ou itálico nos demais níveis e com letra inicial maiúscula somente na primeira palavra. Não se devem numerar a introdução, a conclusão, as referências e os elementos pós-textuais.
3. Elementos ilustrativos.
Tabelas, figuras, fotos etc. devem ser numeradas sequencialmente e identificadas com título abaixo da ilustração em corpo 10. Somente serão publicadas ilustrações de propriedade do autor ou expressamente autorizadas pelo detentor dos direitos autorais.
4. Referências
As referências devem ser dispostas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor e seguir a NBR 6023 da ABNT, de agosto de 2002: espaço simples e um espaço entre cada obra. Caso a obra seja traduzida, é necessário informar o nome do tradutor. Não se deve atualizar a ortografia nas referências bibliográficas. Exemplos:
4.1 Livro
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 1999.
PRETI, Dino (org.). Análise de textos orais. 4 ed. São Paulo: Humanitas, 1999.
PRETI, Dino. Sociolingüística, os níveis da fala: um estudo sociolingüístico do diálogo na literatura brasileira. 9 ed. São Paulo: Edusp, 2003.
SAPIR, Edward. A linguagem: introdução ao estudo da fala. 2. ed. Tradução: J. Mattoso Câmara Jr. São Paulo: Perspectiva, 1980.
CUNHA, Albertina; ALTGOTT, Maria Alice Azevedo. Para compreender Mattoso Câmara. Petrópolis: Vozes, 2004.
4.2 Capítulos de livro
SAPIR, Edward. The Takelma language of Southwestern Oregon. In: BOAS, Franz. Handbook of American Indian languages. Washington: Bureau of American Ethnology, v. 2, 1922, p. 1-296.
PÊCHEUX, M. Ler o arquivo hoje. In: ORLANDI, E. P. (org.). Gestos de leitura: da história no discurso. Tradução de Maria das Graças Lopes Morin do Amaral. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1994. p.15-50.
4.3 Dissertações e tese
ROCHA, Maria Bernadete Carvalho da. O pensamento gramatical de Manuel Pacheco da silva Junior. 294 f. Tese (Doutorado em Letras). Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, 2007.
4.4 Artigos em periódicos
Neves, Maria Helena de Moura. Uma amostra do tratamento concedido às classes de palavras na tradição gramatical do português. Confluência. Rio de Janeiro, Liceu Literário Português, n. 39-40, 2010, p. 11-28.
4.5 Artigos on line
SOUZA, F. C. Formação de bibliotecários para uma sociedade livre. Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, n.11, p.1-13, jun. 2001. Disponível em: <...>. Acesso em: 30 jun. 2001.
4.6 Resenhas
GUERRA, V.M.L.; NOLASCO, E.C. (orgs.). Michel Foucault: entre o passado e o presente, 30 anos de (des)locamentos. Campinas: Pontes, 2015. 212 p.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. Cabe ao articulista zelar pelo respeito aos direitos autorais referentes às citações, ilustrações, quadros, gráficos etc.
  8. Não há taxas de submissão ou processamento de artigos.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.